Entenda porque uma empresa segura tem melhores resultados

empresa_segura_resultados-858x400.jpg

Usufruir do completo potencial e total dedicação da força de trabalho de seus funcionários é o desejo de toda instituição que queira obter os melhores resultados possíveis. Contudo, é importante considerar que época em que salário justo e o cumprimento de normas básicas asseguradas por lei bastavam ao trabalhador na hora de optar por um emprego já ficou para trás.

Além do fortalecimento de leis que fomentam os direitos do trabalhador, é uma tendência mundial que as corporações concentrem esforços para aprimorar as condições de trabalho e ofertar, em troca do empenho do contribuinte, amplos benefícios, além do merecido reconhecimento.

Dessa forma, uma empresa que esteja de acordo com a lei e transmita confiança às suas equipes terá conquistas mais efetivas. Confira em quais aspectos uma empresa segura garante estes resultados:

Tornando-se atrativa para os melhores profissionais do mercado

Hoje é fundamental que as empresas disponibilizem um ambiente de trabalho sadio e acolhedor. Além disso, é preciso oferecer autonomia ao empregado para exercer sua função, assim como honrar os seus direitos básicos, como saúde e segurança.

Cabe dizer que, nessa competição pela atenção da mão de obra qualificada, sai na frente a instituição que melhor estruturar o suporte oferecido ao funcionário, através de serviços funcionais e de qualidade.

Profissionais motivados dentro da sua empresa

É preciso assegurar que funcionários tenham a dose de motivação necessária para que sintam-se estimulados a atingir seu máximo potencial profissional e devolver à companhia toda a dedicação e cuidado que lhe é oferecido.

Considere, por exemplo, um funcionário que trabalha com alguma máquina que ofereça grande risco de acidente e que ele possa se machucar. Se você garantir que tem conhecimento dos riscos, valorizar os esforços dele e que cuidará para que nada aconteça, sua motivação será bem maior, pois ele se sentirá resguardado para executar suas tarefas dentro da empresa.

Você pode investir também em cursos que capacitem os funcionários para a segurança no trabalho – primeiros socorros e como agir em caso de incêndios, por exemplo. Outra prática interessante para motivar os funcionários é promover a saúde deles e de seus familiares através de ações pontuais. Por exemplo, você pode adotar uma campanha interna de vacinação gratuita, estendida aos familiares de primeiro grau.

Outra forma de demonstrar cuidado com a saúde do funcionário é através de incentivos à prática de atividades físicas. Estabelecer parcerias com academias para os colaboradores da sua empresa ter desconto ou mesmo promover eventos de corrida, caminhada ou yoga em fins de semana é uma boa pedida.

Cumpra suas obrigações legais e evite conflitos com seus funcionários

Dentre as obrigações designadas às corporações, assegurar saúde e segurança são, sem dúvida, as mais urgentes e que mais carecem de bom planejamento. Embora não seja dever legal das empresas oferecer convênio médico aos profissionais, muitas categorias de trabalhadores já conseguiram assegurar tal direito através de negociações encabeçadas por sindicatos.

Hoje, entre a gama de responsabilidades da empresa, estão também os exames admissionais e demissionais que assegurem aptidão física e psicológica do trabalhador para iniciar, se manter e ocasionalmente se desligar da função. Além disso, lidar com licenças médicas, exames periódicos e complementares, cumprir normas estabelecidas por programas de medicina e garantir segurança na execução do trabalho são algumas das obrigações.

Dessa forma, tornam-se raras as empresas que não ofereçam, em seu pacote básico de benefícios, assistência médica e plano de segurança abrangente para funcionários e seus dependentes como maneira de bem cuidar de sua força de trabalho e evitar possíveis confrontos entre a empresa e os colaboradores que se sintam lesados pela falta de amparo por parte da companhia.

Como administrar eficientemente tantas responsabilidades?

Empresas especializadas em gestão integrada de saúde e segurança do trabalho tornaram-se uma excelente solução para companhias que não disponham de estrutura para criar um departamento interno, que cuide dos processos burocráticos.

Além de poupar esforços e recursos ao lidar com questões tão essenciais, a terceirização de uma empresa para prover serviços de regulamentação dentro da companhia garante extrema qualidade no serviço prestado e toda a assistência aos colaboradores da empresa.

Garanta a segurança e a saúde dos colaboradores da sua empresa, assim como de seus familiares, e você terá, além de seu esforço de trabalho, sua empatia e devoção. Se você ainda tem dúvidas sobre esse tema, contate-nos através dos comentários que lhe auxiliaremos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s