Quais são as doenças mais comuns que afastam os funcionários?

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A saúde do trabalhador é uma área que preocupa não somente o funcionário que fica debilitado como também a empresa, que sofre com as consequências de queda de rendimento e produção do indivíduo. Por esse motivo, o empregador deve estar sempre preocupado em garantir uma melhor qualidade de vida e condição de trabalho para o indivíduo, além de oferecer todas as possibilidades para que o colaborador tenha um acompanhamento integral do seu quadro de saúde. Alguns tipos de doenças são mais comumente encontradas em funcionários, e a grande maioria delas é capaz de afastar esse indivíduo por alguns dias ou até meses, a depender da gravidade do quadro. Tendo em vista tais circunstâncias, é preciso ter atenção e cuidado redobrado com algumas situações clínicas. A seguir, apresentaremos as doenças que mais afastam funcionários do ambiente de trabalho.

Dor nas costas

Essa é a causa mais comum de afastamento de funcionários do ambiente de trabalho. A má postura é, geralmente, o maior motivo do desenvolvimento desse mal, e pode ser resolvida com um simples acompanhamento de uma equipe de segurança do trabalho, que revisará as orientações de ergonomia do local.

Lesões no joelho

Dentre as doenças mais comuns que afastam funcionários também se encontram os mais diversos tipos de lesões no joelho, que podem ser ocasionadas por problemas de ergonomia, genética ou simplesmente devido a esforços desnecessários na região.

Doenças no coração

Os problemas cardíacos são, geralmente, relacionados a uma pré-disposição genética do indivíduo, mas podem ser agravados por hábitos de vida e pelo estresse, essas duas últimas causas podendo ser controladas pelo empregador. Para evitar complicações cardíacas em seus colaboradores, muitas empresas têm optado por investir em estratégias para melhorar a qualidade de vida de seus funcionários, tais como a ginástica laboral ou outras medidas preventivas.

Hérnias inguinais

As hérnias inguinais são problemas comuns que afastam trabalhadores, porém, não têm relação direta com o ambiente de trabalho, se tornando difícil de ser evitada em indivíduos que têm pré-disposição a essa doença. Ela afeta a qualidade de trabalho do empregado, mas pode ser detectada em um simples exame médico de rotina.

Depressão e estresse

A rotina cada vez mais intensa e exigente das empresas tem contribuído para o desenvolvimento, em grande parte dos trabalhadores, de transtornos de humor que podem se tornar doenças graves. A depressão e o estresse são dois desses transtornos que mais afastam funcionários do seu ambiente de trabalho, e geralmente estão relacionados com o ambiente e com as relações interpessoais. O diagnóstico pode ser feito por um médico do trabalho e o afastamento pode chegar a várias semanas ou até meses, dependendo do quadro psicológico do paciente.

Varizes

Apesar de não parecerem tão graves, as varizes são uma das doenças que mais afastam indivíduos do seu ambiente de trabalho, e podem estar intimamente relacionadas ao tipo de atividade laboral exercido. As varizes se agravam em funcionários que trabalham por muito tempo de pé ou sentados, e a presença de uma equipe de saúde do trabalhador e segurança do trabalho pode ajudar a evitar complicações desse quadro.

Câncer de mama

O único tipo de câncer que aparece na lista das doenças que mais afastam funcionários é o de mama, que está intimamente relacionado a tendências genéticas e hábitos de vida. Muitas empresas têm incentivado suas funcionárias a realizar o acompanhamento anual de possíveis sintomas dessa doença, para diminuir a mortalidade e reduzir o risco de afastamento para tratamento desse quadro.

Independentemente do tipo de doença apresentada pelo funcionário, o empregador é também responsável por garantir apoio no momento do tratamento. Para tal, é importante contar com o auxílio de uma equipe de medicina e segurança do trabalho a fim de tentar diminuir ao máximo o risco de os funcionários desenvolverem alguma doença por consequência da sua rotina na empresa.

Quais são os males mais comuns entre os colaboradores da sua empresa? Que atitudes você tem tomado para preveni-los? Compartilhe conosco abaixo!

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