Saiba por que a medicina do trabalho é importante para a sua empresa

saiba-por-que-a-medicina-do-trabalho-e-importante-para-a-sua-empresa11294-870x400 (1).jpg

A medicina do trabalho é uma especialização médica de extrema importância para a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. É ela que cuida das mulheres e dos homens durante sua jornada de trabalho, evitando danos à saúde dos funcionários de uma empresa. Outro papel importante dessa medicina é prevenir acidentes de trabalho recorrentes nas empresas de qualquer porte. Mas, como a medicina do trabalho pode ser importante para o dia a dia dos funcionários de uma empresa?

Admissão e desligamento

O médico especializado em medicina do trabalho é responsável pelos exames admissionais e demissionais de uma empresa. Apresentando a certificação que o funcionário está apto a trabalhar na entidade ou não. E ainda, dá um laudo para os funcionários que foram demitidos que saíram em perfeitas condições de saúde.

Programas e educação

O médico do trabalho com uma equipe de profissionais especializados em diversas áreas faz pesquisas e promove a educação para os funcionários sobre a importância dos cuidados com a saúde e o perigo dos acidentes de trabalho. Ainda, ajuda a empresa implementar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Exames de rotina

A medicina do trabalho é a que cuida efetivamente da saúde dos funcionários, sempre que necessários, são pedidos exames médicos de rotina para manter a qualidade de vida e a qualidade do trabalho dos empregados. Desde um hemograma até um exame mais complexo para reconhecer e tratar doenças provenientes do trabalho.

Vacinas

É o médico do trabalho que programará e participará de fato nas campanhas de vacinação de epidemias e endemias sempre que necessário imunizar os trabalhadores.

Inspeções e reformulações

Tudo que é relacionado com a prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida dos trabalhadores, a medicina do trabalho está à frente. Seja para inspecionar as condições de trabalho ou mesmo para verificar os equipamentos de segurança. Ele também é o responsável fazer as devidas reformulações das regras e dos ambientes quando necessário. A equipe chefiada pelo médico do trabalho usa de diversos profissionais capacitados de várias áreas ligadas a segurança do trabalho.

Novidades e treinamentos na medicina do trabalho

O médico do trabalho é o profissional que permanecerá informado de todas as novidades e novos conhecimentos sobre a medicina do trabalho. Os treinamentos cabíveis e pertinentes para a melhoria de sua profissão serão de responsabilidade do médico responsável por cuidar da saúde dos funcionários de uma empresa.

Acidentes de trabalho

Quando ocorre um acidente de trabalho com qualquer um dos funcionários da empresa, o médico do trabalho assume os primeiros socorros ao acidentado e ainda faz os exames necessários para que a vítima tenha uma recuperação melhor. Além disso, ele acompanha o trabalhador acidentado em todo o processo para seu maior conforto e segurança.

A medicina do trabalho tem enorme importância para a vida de uma empresa, seja ela pequeno, médio ou grande porte. Ter um médico do trabalho é essencial para garantir que os seus funcionários estejam sempre seguros. 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s